domingo, 26 de outubro de 2008

Não ganhei nenhum prémio mas senti o apoio dos meus amigos/as


Terminou ontem, dia 25.10.08, a XIV edição do Festival de cinema Cine´Eco.
Como se sabe, apresentei este filme a concurso o qual mereceu a eleição por parte da organização para a fase final. O facto de num total de mais de 500 filmes ter sido nomeado para os 83 da final por si só já foi muito importante para as minhas ambições. Quero aproveitar este post para agradecer a todos os amigos/as que deixaram mensagens de apoio e divulgaram nos seus sites e blogs o doc "Centenário da Banda de Torroselo". Do fundo do coração um grande Bem-haja a todos/as. Sempre tive a consciência que era dificil arrecadar um prémio até porque estava a concorrer com realizadores profissionais, ou seja, que fazem da sétima arte a sua profissão e têm equipamentos e conhecimentos técnicos indiscutiveis e num outro patamar bem acima do meu amadorismo, no entanto, para mim um documentário tem de ser visto em duas vertentes: 1.º a estória ou história e a mensagem que se pretende divulgar e 2.º a qualidade das imagens e das filmagens. No meu filme a mensagem que eu quis passar foi fazer uma homenagem a uma Banda Filarmónica que está a comemorar este ano um século de vida e ao mesmo tempo fazer com que as pessoas também tivessem a consciência que a nossa cultura e identidade nacional a este nível está por um fio por diversas situações que em nada ajudam a manter estas colectividades activas e essa mensagem tenho a certeza que consegui passar.

Grande vencedor do Cine´Eco:
O documentário "Em Construção" (Under Construction), do realizador Zhenchen Liu, foi o grande vencedor do Cine'Eco 2008, XIV Festival Internacional de Cinema de Ambiente de Seia. Zhenchen Liu Nasceu em Xangai, China em 1976. Formou-se na School of Fine Art de Xangai e trabalha como freelancer em França e na China. "Os planificadores urbanos decidiram derrubar partes da antiga cidade de Xangai para renovar a cidade. Todos os anos mais de cem mil famílias são forçadas a abandonar as suas casas e a mudarem-se para edifícios nos limites da cidade. "Em Construção" é uma visão bi – e tri – dimensional das áreas habitacionais de Xangai, agora destruídas".

Nenhum comentário: